21. A matéria existe desde toda a
eternidade, como Deus, ou foi criada por ele em dado momento? “Só Deus o sabe. Há uma coisa,
todavia, que a razão vos deve indicar: é que Deus, modelo de amor e
caridade, nunca esteve inativo. Por mais distante que logreis figurar
o início de sua ação, podereis concebê-lo ocioso, um momento que
seja?”
22. Define-se geralmente a matéria como
sendo — o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o
que é impenetrável. São exatas estas definições?
“Do vosso ponto de vista, elas o
são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que
ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos
cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria.”
a) — Que definição podeis dar da
matéria? “A matéria
é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e
sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.”
Deste ponto de vista, pode dizer-se
que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual
atua o espírito.
23. Que é o espírito? “O princípio inteligente do
Universo.”
a) — Qual a natureza íntima do
espírito?
“Não é fácil analisar o espírito
com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós,
entretanto, é alguma coisa. Ficai sabendo: coisa nenhuma é o nada e o nada não
existe.”
24. É o espírito sinônimo de
inteligência?
“A inteligência é um atributo
essencial do espírito. Um e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte
que, para vós, são a mesma coisa.”
25. O espírito independe da matéria, ou
é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar?
“São distintos uma do outro; mas, a
união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria.”
a) — Essa união é igualmente
necessária para a manifestação do espírito? (Entendemos aqui por espírito o
princípio da inteligência, abstração feita das individualidades que por esse nome
se designam.)
“É necessária a vós outros, porque
não tendes organização apta a perceber o espírito sem a matéria. A isto não são
apropriados os vossos sentidos.”
Fonte: “O Livro Dos Espíritos” Allan Kardec – Feb.
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