226. 1ª O desenvolvimento da mediunidade guarda
relação com o desenvolvimento moral dos médiuns?
“Não; a faculdade propriamente dita se radica no organismo; independe
do moral. O mesmo, porém, não se dá com o seu uso, que pode ser bom, ou mau,
conforme as qualidades do médium.”
2ª Sempre se há dito que a mediunidade é um dom de Deus, uma
graça, um favor. Por que, então, não constitui privilégio dos homens de bem e
por que se veem pessoas indignas que a possuem no mais alto grau e que dela
usam mal?
“Todas as faculdades são favores pelos quais deve a
criatura render graças a Deus, pois que homens há privados delas.
Poderias igualmente perguntar por que concede Deus vista magnífica a
malfeitores, destreza a gatunos, eloquência aos que dela se servem para dizer
coisas nocivas O mesmo se dá com a mediunidade.
Se há pessoas indignas que a possuem, é que disso precisam mais do que as outras,
para se melhorarem. Pensas que Deus recusa meios de salvação aos culpados? Ao
contrário, multiplica-os no caminho que eles percorrem; põe-nos nas mãos deles. Cabe-lhes aproveitá-los. Judas, o traidor, não fez milagres e
não curou doentes, como apóstolo? Deus permitiu que ele tivesse esse dom, para
mais odiosa tornar aos seus próprios olhos a traição que praticou.”
3ª Os médiuns, que fazem mau uso das suas faculdades, que não se
servem delas para o bem, ou que não as aproveitam para se instruírem, sofrerão
as consequências dessa falta?
“Se delas fizerem mau uso, serão punidos duplamente, porque têm
um meio a mais de se esclarecerem e o não aproveitam. Aquele que vê claro e
tropeça é mais censurável do que o cego que cai no fosso.”
4ª Há médiuns aos quais, espontaneamente e quase constantemente, são dadas comunicações sobre o mesmo assunto,
sobre certas questões morais, por exemplo, sobre determinados defeitos. Terá
isso algum fim?
“Tem, e esse fim é esclarecê-lo sobre o assunto frequentemente repetido,
ou corrigi-los de certos defeitos. Por isso é que a uns falarão continuamente
do orgulho, a outros, da caridade. É que só a saciedade lhes poderá abrir, afinal,
os olhos. Não há médium que faça mau uso da sua faculdade, por ambição ou
interesse, ou que a comprometa por causa de um defeito capital, como o orgulho,
o egoísmo, a leviandade, etc., e que, de tempos a tempos, não receba admoestações
dos Espíritos. O pior é que as mais das vezes eles não as tomam como dirigidas
a si próprios.”
Nota. É freqüente usarem os Espíritos de circunlóquios
em suas lições, dando-as de modo indireto para não tirarem o mérito àquele que
as sabe aproveitar e aplicar. Porém, tais são a cegueira e o orgulho de algumas
pessoas, que elas não se reconhecem no quadro que se lhes põe diante dos olhos.
Ainda mais: se o Espírito lhes dá a entender que é delas que se trata,
zangam-se e o qualificam de mentiroso, ou malicioso. Só isto basta para provar que
o Espírito tem razão.
5ª Nas lições ditadas, de modo geral, ao médium, sem aplicação
pessoal, não figura ele como instrumento passivo, para instrução de outrem?
“Muitas vezes, os avisos e conselhos não lhe são dirigidos pessoalmente,
mas a outros a quem não nos podemos dirigir, senão por intermédio dele, que,
entretanto, deve tomar a parte que lhe caiba em tais avisos e conselhos, se não
o cega o amor-próprio.
“Não creias que a faculdade mediúnica seja dada somente para correção
de uma, ou duas pessoas, não. O objetivo é mais alto: trata-se da Humanidade.
Um médium é um instrumento pouquíssimo importante, como indivíduo. Por isso é
que, quando damos instruções que devem aproveitar à generalidade dos homens,
nos servimos dos que oferecem as facilidades necessárias. Tenha-se, porém, como
certo que tempo virá em que os bons médiuns serão muito comuns, de sorte que os
bons Espíritos não precisarão servir-se de instrumentos maus.”
6ª Visto que as qualidades morais do médium afastam os Espíritos
imperfeitos, como é que um médium dotado de boas qualidades transmite respostas
falsas, ou grosseiras?
Do livro: “O Livro Dos Médiuns” Allan Kardec –
Feb.
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