371. Tem algum
fundamento o pretender-se que a alma dos cretinos e dos idiotas é de natureza
inferior?
“Nenhum. Eles
trazem almas humanas, não raro mais inteligentes do que supondes, mas que
sofrem da insuficiência dos meios de que dispõem para se comunicar, da mesma
forma que o mudo sofre da impossibilidade de falar.”
372. Que objetivo
visa a Providência criando seres desgraçados,como os cretinos e os idiotas?
“Os que habitam
corpos de idiotas são Espíritos sujeitos a uma punição. Sofrem por efeito do
constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão de se manifestarem
mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados.”
a) — Não há, pois, fundamento
para dizer-se que os órgãos nada influem sobre as faculdades?
“Nunca dissemos
que os órgãos não têm influência. Têm-na muito grande sobre a manifestação das
faculdades, mas não são eles a origem destas. Aqui está a diferença. Um músico
excelente, com um instrumento defeituoso, não dará a ouvir boa música, o que
não fará que deixe de ser bom músico.”
Importa se
distinga o estado normal do estado patológico.
No primeiro, o
moral vence os obstáculos que a matéria lhe opõe. Há, porém, casos em que a
matéria oferece tal resistência que as manifestações anímicas ficam obstadas ou
desnaturadas, como nos de idiotismo e de loucura. São casos patológicos e, não
gozando nesse estado a alma de toda a sua liberdade, a própria lei humana a
isenta da responsabilidade de seus atos.
373. Qual será o
mérito da existência de seres que, como os cretinos e os idiotas, não podendo
fazer o bem nem omal, se acham incapacitados de progredir? “É uma expiação
decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. É um
estacionamento temporário.”
a) — Pode assim o
corpo de um idiota conter um Espírito que tenha animado um homem de gênio em
precedente existência?
“Certo. O gênio
se torna por vezes um flagelo, quando dele abusa o homem.”
A superioridade
moral nem sempre guarda proporção com a superioridade intelectual e os grandes
gênios podem ter muito que expiar. Daí, freqüentemente, lhes resulta uma
existência inferior à que tiveram e uma causa de sofrimentos. Os embaraços que
o Espírito encontra para suas manifestações se lhe assemelham às algemas que
tolhem os movimentos a um homem vigoroso.
Pode dizer-se
que os cretinos e os idiotas são estropiados do cérebro, como o coxo o é das
pernas e dos olhos o cego.
374. Na condição de
Espírito livre, tem o idiota consciência do seu estado mental? “Freqüentemente
tem. Compreende que as cadeias que lhe obstam ao vôo são prova e
expiação.”
Allan
Kardec – “O Livro Dos Espíritos”- Feb.
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